Periodontologia

Periodontia é a disciplina que se dedica à prevenção,diagnóstico e tratamento das doenças das gengivas e das estruturas de suporte dos dentes. Previna-se ainda hoje!

A inflamação e o sangramento das gengivas são situações relativamente comuns, causadas pela presença de bactérias no sulco gengival.
Contudo, nos casos crónicos, a permanência prolongada de bactérias neste sulco e a inflamação das gengivas causa a destruição do próprio osso.

A esta doença chamamos periodontite e resulta no recuo da gengiva, expondo progressivamente parte da raiz, sendo fundamental o pronto tratamento. Nestes casos, só a intervenção do Médico Dentista pode parar este processo, resolvendo em determinados casos o abanar do dente e prevenindo a sua perda.

O acompanhamento da saúde das gengivas é fundamental e de igual importância ao acompanhamento da saúde dos dentes, pois a periodontite ou doença peridontal é responsável por uma parte significativa dos dentes perdidos. Para prevenir esta doença deve fazer uma limpeza ou destartarização 2 vezes por ano, salvo algumas excepções.
Os nossos dentistas que se dedicam ao tratamento das doenças das gengivas fazem um exaustivo exame periodontal medindo a profundidade do sulco gengival de cada dente em 3 pontos à sua volta, ou seja, a distância entre o topo da gengiva e o osso à volta do seu dente.

Após este exame são definidas as zonas a tratar e os dentes que terão de ser extraídos.

O tratamento consiste na “limpeza” da zona sub-gengival, ou seja, a eliminação das bactérias da zona abaixo da linha de gengiva e acima do osso e é efectuado com anestesia local e sem dor.